Desumanas e inexatas.

Noto por aí o que me parece uma enorme confusão. “Alpha é inteligentíssima. Fala quatro idiomas. Tem doutorado. Escreve bem”, diz quem admira Alpha. Não duvido de que, para falar quatro línguas, concluir um doutorado e redigir com maestria, uma pessoa tenha inteligência. No entanto…

Essa mesma pessoa pode ter muita dificuldade para se relacionar, manter-se em um emprego, resolver problemas do cotidiano, superar traumas. A mesma inteligência que lhe permite ter elevado grau de instrução parece reduzida quando se trata de lidar com a vida nua e crua e seus seres humanos nus e crus.

inteligencia

Não por acaso, há psicólogos – e não são poucos – que apontam a existência de vários tipos de inteligência: da espacial à linguística, passando pela corporal e a lógico-matemática. O número varia, mas a roleta tende a parar no 9. Há, segundo estudiosos, pelo menos 9 modalidades de inteligência.

O problema é que muita gente ignora essa classificação e tende a julgar inteligente apenas quem tem uma ou duas modalidades, geralmente a linguística e a lógico-matemática. Simplificadamente: para muitas pessoas, inteligente é quem tem facilidade para os estudos formais (instrução escolar).

inteligencias-multiplas2

Assim, o atleta só impõe respeito se chega a obter muitas medalhas. Antes disso, pode ser visto como um idiota se, por exemplo, tiver dificuldade para se expressar ou consumir literatura. Sua inteligência corporal, geralmente somada à espacial, costuma ter menos valor no “mercado do intelecto”. Não por acaso, intelectual é tido apenas como aquele que lê, escreve, debate, argumenta, compõe…

Se não conquistar multidões, o sujeito que tem incrível facilidade para se relacionar (inteligência interpessoal) acaba sem prestígio na sociedade – é um bobo da corte de quem todo mundo gosta, mas ninguém respeita. Exagero? Talvez. Mas não venham me dizer que isso jamais acontece.

inteligencia2

Parece-me injusto que somente “intelectuais” tenham o prestígio de inteligentes. Já ouvi um jornalista dizer que engenheiros são “burros”. Certamente nunca precisou fazer os complexos cálculos necessários para erguer uma ponte ou um arranha-céu (para citar apenas exemplos da Engenharia Civil).

O oposto também ocorre, mas suspeito de que com menos frequência. Observo certa admiração, por parte dos hábeis em cálculo matemático e no domínio do corpo físico, pelos hábeis nas letras. Um fato prosaico talvez ajude a explicar essa assimetria: a uma mesa de bar, é mais fácil impressionar interlocutores com referências literárias e filosóficas do que com equações matemáticas ou conhecimentos de fisiologia do exercício. Em uma discussão sobre política, economia, artes, quem se dá melhor afinal?

inteligencia-emocional

Nos dias de hoje, em uma disputa hipotética entre Esparta e Atenas, os atenienses teriam vencido de goleada. Justo? Em alguns casos, penso que sim. O refinamento intelectual que o mundo das letras permite (refiro-me aqui ao universo das chamadas ciências humanas e da filosofia) é inegável. No entanto, desdenhar a experiência e o conhecimento do mundo das chamadas ciências exatas e biológicas é paradoxalmente uma estupidez.

Fico pensando se é possível entendimento entre as partes. Com boa vontade, acredito que sim. Seria interessantíssimo ver o resultado dessa associação, dessa soma de valores, crenças, conhecimentos, mundivisões.

Minha experiência pessoal é positiva. Para mim, pelo menos, tem sido um jogo de ganha-ganha. O intercâmbio me faz bem: no mínimo, ele me afasta de radicalizações e alguns preconceitos. Se isso vale para todos, não sei. Gostaria de que sim. Penso que compensa tentar, mesmo que seja apenas para desenvolver mais a inteligência interpessoal de todas as partes envolvidas.

 

inteligencia-coletiva

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.