E quando a gente não gosta do que escreveu?

Aconteceu. Reli um post deste blog e não gostei. Já o tinha publicado, e muita gente, lido. Tarde demais para apagá-lo. Ficou.

É falsa modéstia de um autor dizer que não gosta do que publica. Pelo menos quando publica, gosta sim! Pode até não estar 100% seguro da qualidade do próprio texto, mas não o publicaria espontaneamente se achasse que está um lixo.

Books2

O que aconteceu, no meu caso, foi que, na hora em que postei o artigo, fui benevolente comigo mesmo. Depois de alguns dias, reli o escrito e lamentei tê-lo publicado. De qualquer forma, não está horrível. Apenas acho que ficou muito aquém do que eu gostaria.

Escrever pode ser uma necessidade, um vício, uma pretensão, menos um exercício fácil. Conteúdo e forma são dois Everests diante de um autor. O que dizer pode ser tão importante e complexo quanto como dizer.

Books3

Para ser bem franco, a prática de redigir ajuda muitíssimo, mas não resolve em 100% dos casos. Por mais experiência que um autor tenha, ele pode simplesmente ficar travado, bloqueado, ou perder, por algum tempo, a autocrítica.

Um autor pode se empolgar e, depois de escorregar no tobogã da vaidade, escrever sobre o que não entende ou disparar contra quem não merece ou simplesmente raciocinar mal, incorrer em falácias, enfim, produzir um discurso que só tem valor para ele mesmo — e olhe lá!

Resumo da ópera: se escrever não é nada fácil, publicar pode ser um desafio maior ainda. Exige segurança, bom senso e coragem.

Por isso, a compreensão dos leitores é bem-vinda, e a crítica construtiva também.

Anúncios
Esse post foi publicado em Relatos & depoimentos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.