Livre até para perder leitores!

Quando era repórter de jornal, recebia salário para fazer o que sempre fiz por gosto: escrever. Mas isso tinha um preço: meu limitado poder de decisão sobre o que, quando e como redigir. Hoje, que não sou mais repórter, nada recebo para produzir textos neste blog. Em compensação…

Os leitores não podem imaginar a satisfação que sinto por escrever o que, quando, quanto e como eu bem quiser. Limitações sempre há. As atuais, porém, não representam nenhum sacrifício para mim. Aqui sou meu próprio patrão — e dos mais complacentes. Não cobro de mim mesmo nem sequer alto índice de leitura.

 

Rompimento3

 

Escolho o tema – pouco me importa se é “quente”. Essa é uma regra jornalística que um repórter jamais pode quebrar em um veículo de imprensa. Posso ficar dias sem publicar uma linha. Eis outra regra que até mesmo os gurus da blogosfera fazem questão de lembrar. Pois eu não me prendo a isso.

Elejo as palavras e o estilo com que pretendo redigir um texto. Se quero empregar um termo ou uma expressão em desuso, emprego-os sem preocupação. Até a extensão do texto é livre decisão minha. Nada da ditadura do número de caracteres!

Liberdade

Claro que essa liberdade também tem um preço: posso perder (ou deixar de conquistar) leitores. Risco, aliás, que qualquer cronista sofre. Talvez eu apenas me arrisque mais. Não sei. Fato é que, tal como uma pessoa autêntica, meus textos só agradam àqueles que realmente apreciam meu jeito de escrever. Não faço concessões, não bajulo leitores.

Mesmo que eu siga uma ou outra regra, não é por obrigação. É porque concordo com ela. Nada me custa. Por exemplo, evitar ofensas e erros de português (segundo o padrão culto do idioma) não chega a ser norma para mim, mas ato espontâneo.

 

Autor

 

Com isso, não quero dizer que dou de ombros para meus leitores e o que eles pensam. Apenas procuro usufruir desse raro prazer de ser eu mesmo neste espaço. Estou seguro de que muita gente gosta de franqueza, sinceridade e espontaneidade tanto em pessoas quanto em textos. Esses devem ser meus leitores fiéis.

Anúncios
Esse post foi publicado em Relatos & depoimentos e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Livre até para perder leitores!

  1. Chamberl disse:

    Perder leitores não é um problema quando já se é o blog menos lido do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.