Esta é uma carta aberta a vocês, meus leitores estrangeiros – ou brasileiros que moram no exterior. Vocês não têm ideia da satisfação e da curiosidade que sinto quando verifico o balanço estatístico de leitura deste blog e descubro a existência de acessos de leitores de vários países. Quem são vocês, alemães, americanos, australianos, espanhóis, franceses, portugueses, suíços, entre tantos outros espalhados pelos cinco continentes?
Os que primeiro chamaram minha atenção foram vocês, portugueses – ou brasileiros que vivem em Portugal. Cheguei a pensar em escrever um texto exclusivamente para vocês. Depois, observei que o blog vinha atraindo gente de outros países também – inclusive onde não tenho parentes nem amigos.
Tudo o que sei sobre vocês, até agora, é que dominam a língua portuguesa. Afinal, não escrevo em outro idioma neste blog. Publiquei um único texto em espanhol aqui, no qual me dirigia aos argentinos quando eles saíram da Copa do Mundo 2014. Foi só. Portanto, deduzo que vocês visitem O Blog Menos Lido do Mundo porque falam português. A probabilidade de serem brasileiros morando fora é imensa também.
De qualquer forma, sejam brasileiros, sejam estrangeiros, agradeço a cada um de vocês por prestigiarem este espaço. Não sei o que acham dele, pois nunca deixaram nenhum comentário aqui. De qualquer forma, como há reincidência constante, regular, de acesso de alguns países, imagino que se trate das mesmas pessoas. Independentemente disso, são todos bem-vindos, novos e velhos leitores.
Para concluir, só mais esta observação: quando troquei o nome deste blog para o atual, confesso que não me passou pela cabeça ter leitoras e leitores fora do país. Este poderia ser O Blog Menos Lido do Brasil, por exemplo. Só que optei por algo mais ambicioso: menos lido do mundo. Parece que fiz a escolha certa.
Tenho poucos leitores, se comparo meu índice de acessos ao de muitos outros autores da blogosfera, mas vocês são responsáveis pela dimensão internacional – mesmo que restrita – de um trabalho que realizo com carinho sem a mínima pretensão (garanto!).
Era isso. Queria apenas expressar minha gratidão e, claro, minha curiosidade. Ficarei ainda mais grato se me disserem quem são vocês. Se não quiserem fazer isso, compreenderei. Serão sempre bem-vindos de qualquer forma.
Abraço,
Luciano.