O pior cego.

Uma de minhas amigas tinha um argumento estranho à primeira vista para explicar por que dispensava alguns rapazes: “Mais um cegueta”! Ela se referia ao fato de eles serem cegos, no sentido figurado do termo. Incomodava-a a inconsciência deles quanto aos próprios defeitos, qualidades, visão de mundo.

Cegueira

Não sei se minha amiga se julgava consciente de tudo sobre si mesma. De qualquer maneira, ela sempre me pareceu acima da média nesse sentido. Claro que não se dava conta de 100% do que ela era, mas nunca me passou a impressão de ser ela também uma “cegueta”. Deve haver graus para a cegueira…

Em meu círculo de conhecidos, encontro de tudo: desde alvos do velho “golpe da barriga” até mulheres que se julgam as mais bem casadas do mundo e não percebem em seus maridos mulherengos incorrigíveis. Deparo também com homossexuais enrustidos, mentirosos compulsivos, falsos humildes, pseudo-intelectuais.

Alguns são cegos pela ingenuidade; outros, pelo medo; outros tantos porque vivem em estado de negação. As causas variam.

Avestruz

Para mim, o ditado está certo: o pior cego é aquele que não quer ver. Esse chega a dar raiva na gente. Não adianta tentar abrir-lhe os olhos. Ele não quer abri-los. Prefere viver uma ilusão. Encontra nela certo conforto e evita um abalo no próprio ego. Afinal, como se sabe, assumir-se ingênuo, covarde ou iludido é duro golpe na auto-estima.

Digo isso sem soberba, pois eu próprio já me vi em estado de negação. Não queria acreditar que a pessoa amada não me retribuía os sentimentos. Porque ficávamos juntos de vez em quando, eu nutria a ilusão de que acabaríamos sob o mesmo teto. Bobagem! Aquilo não passava de um “rolo”, um caso sem futuro.

Os amigos tentavam abrir-me os olhos, e eu resistia. Alguns foram de uma franqueza acachapante. Mesmo assim, eu permanecia mergulhado no sonho. Não queria acordar.
Negacao

Hoje, quando vejo tanta gente em situação semelhante, confesso que sinto certa compaixão. Um dia, como no outro ditado popular, “a ficha cai”. A dor da consciência pode ser dilacerante, mas é inescapável. Melhor aceitar a realidade logo de uma vez.

Anúncios
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.